A direita dos textos, imagem ilustrada pela junção de uma lâmpada e um lápis. O lápis está na extremidade de baixo e a lâmpada na extremidade de cima.



MBA

MBA EM GESTÃO E MARKETING DE ACADEMIAS

Chancela
: Faculdade Gama e Souza.
Pós-Graduação Lato Sensu: Certificação de Especialista.
Carga Horária: 360 horas.

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e Professores Convidados


PROGRAMA DO CURSO


01. Apresentação

Atualmente os proprietários de academias em sua grande maioria são Professores de Educação Física que resolveram abrir o seu próprio negócio. Embora conheçam profundamente os aspectos técnicos da profissão, muitas vezes não possuem conhecimentos nas áreas administrativa, financeira, contábil, jurídica, de recursos humanos e de marketing e comunicação, todas fundamentais para o perfeito funcionamento e o bom desempenho de suas empresas.
A criação e implantação do Curso Pioneiro no Brasil em Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão e Marketing de Academias - vem suprir esta lacuna do mercado que carece de mão de obra especializada.
Para alcançar os objetivos o Curso apresenta uma estrutura curricular inovadora e conteúdo programático constituído de créditos e distribuído de forma a possibilitar o ingresso da forma mais conveniente ao aluno, com o intuito de que o mesmo ao se tornar Especialista esteja preparado para executar no dia-a-dia o que foi aprendido em sala de aula.
Ao completar o Curso o aluno está habilitado para o planejamento e a gestão das áreas administrativa e jurídica; econômica, financeira e contábil; comercial, de marketing e comunicação, como também, do setor técnico da academia.

02. Público-Alvo
O Curso é indicado para graduados e profissionais liberais de nível superior em qualquer área de formação, que sejam proprietários e/ou administradores de academias ou tenham espírito empreendedor e desejem montar o seu próprio negócio, como também, para líderes, executivos, consultores, diretores, gerentes, coordenadores e professores de educação física que ocupem funções ou pretendam trabalhar em cargos gerenciais no Mercado de Academias. A todos aqueles que necessitam se atualizar e receber as informações mais recentes desse universo, de forma a aprimorar seus conhecimentos em conceitos e estratégias modernas de gestão, marketing, comunicação e negócios.

03. Objetivo Geral
Formar Especialistas em Gestão e Marketing de Academias, com intuito de suprir esta deficiência do mercado que apresenta um potencial enorme, tem muito ainda a evoluir e carece de mão de obra profissional executiva especializada.

04. Objetivos Específicos
Capacitar os profissionais para avaliarem alternativas e estabelecer prioridades em ambiente competitivo. Desenvolver a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada sempre para obter resultados. Ensinar práticas gerenciais de forma a proporcionar condições de entender e formular ações táticas que sirvam de referencial na resolução de problemas empresariais. Compor um plano estratégico de marketing, equilibrado e de integração na aplicação das diferentes ferramentas de comunicação, com intuito de não confundir a imagem da empresa e o posicionamento da marca, a fim de obter sucesso na implantação dos planos estratégicos. Criar a arquitetura comercial e aprimorar a engenharia do portfólio de negócios da academia. Proporcionar oportunidade de conhecer administradores consagrados e os diferenciais competitivos utilizados por suas empresas no mercado de academias. Oferecer um conteúdo programático contendo um leque de subsídios que o possibilite a projetar, construir, instalar, equipar, promover, administrar e manter o seu próprio negócio dentro de padrões de qualidade que a sociedade requer. Elaborar o Plano de Negócios da empresa.

05. Disciplinas e Conteúdos Programáticos

Plano de Negócios -
Planejamento Estratégico
Introdução ao Planejamento. Conceituação Básica da Empresa. Arquitetura Estratégica. Plano de Comunicação. Plano de Ação. Atração de Pessoas e Retenção de Talentos. Planejamento Financeiro. Feedback e Controle. Sistemas Inovadores Integrados de Informação e Marketing.

Plano de Negócios - Planejamento Financeiro
Recursos Tecnológicos Aplicados. Planejamento Financeiro. Desenvolvimento do Layout da Academia. Workshop (Teoria e Prática Conjugadas). Plano de Cargos e Salários dos Colaboradores da Empresa. Gestão Econômica e Financeira. Valluation - Avaliação de Empresas do Mercado de Academias. Contabilidade Introdutória.

Gestão Jurídica

Regularização Jurídica da Empresa Passo a Passo: Fiscalizações. Sindicatos. Vigilância Sanitária. CREF-1. Direitos Autorais e ECAD. Relação de Consumo. Contrato de Prestação de Serviços de Atividade Física. Responsabilidade Civil. Indenizações e Acidentes.

Empreendedorismo e Gestão Empreendedora

Empreendedorismo. O espírito empreendedor. Intra-empreendedorismo. O paradoxo do empreendedorismo. Instrumento de auto-avaliação. Você vai tocar o seu próprio negócio: Vantagens e desvantagens de ser empregador. Estudo comparativo entre empreender um negócio, investir o capital no mercado imobiliário ou aplicar no sistema financeiro. As causas mais comuns de falha nos negócios. A busca de financiamento.

Marketing e Comunicação

Princípios e Conceitos Fundamentais de Marketing e Comunicação.
Práticas do Marketing e da Comunicação Contemporânea Aplicadas no Mercado de Academias.
Atendimento, Venda$ & Fidelização de Clientes.
Inovação e Tendências do Mercado de Academias.
Gestão e Desenvolvimento de Carreira Pessoal. Marketing Pessoal.
Gestão de Pessoas: Recrutamento, Seleção, Contratação, Treinamento e Gestão de Pessoas.

Gestão da Área Técnica

Coordenação da Área Técnica. Coordenação de Musculação e Coordenação de Personal Training. Gestão do Parque Aquático.

Workshops

Liderança no Terceiro Milênio: Bases e Princípios da Liderança. Liderança Aplicada. Liderança situacional. Liderança servil.
Oratória: Como Falar em Público de Forma Eficaz.
Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos.
Programa Corporate: Fitness, Wellness e Sports.
Organização e Promoção de Eventos, e Marketing Esportivo.
Projetos de Patrocínio & Programas de Comercialização.

Metodologia da Pesquisa
Tipos de Conhecimento. Tipos de Busca On-Line. Pesquisa Científica e Qualidade da Informação. Tipos de Leitura. Tipos de Pesquisas. Nível de Evidência. Regras de Formatação de Trabalhos. Exemplo Prático de Pesquisa. Como Escrever um Resumo para Congressos Científicos. Estatística Básica Aplicada a Gestão e Marketing de Academias: Medidas de Localização; Medidas de Dispersão; Medidas de Distribuição; Tabela de Frequência; Testes Paramétricos e Não Paramétricos. Como Realizar uma Revisão da Literatura. Fichamento de Artigos e Capítulos de Livros.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Apresentação do Modelo de Matriz a ser Utilizada para a Redação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Explanação sobre o Regulamento e o Guia de Elaboração do TCC. Dúvidas e Esclarecimentos sobre o Sistema de Avaliação e Certificação do Curso MBA. Normas e Procedimentos Referentes à Orientação do TCC Através de Docente Qualificado. Seminário: Explanação por Parte dos Discentes da Ideia e do Resumo Executivo do Plano de Negócios. Apresentação, Exibição de Slides e/ou de Filmes sobre o Trabalho de Conclusão de Curso. Brain Storming entre Docente e Discentes.

06. Corpo Docente e Professores Convidados

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07. Metodologia

Metodologia interativa: análise e discussão dirigida de casos de sucessos concretos e atuais do Mercado de Academias, de modo a motivar a participação, a integração profissional, o intercâmbio de experiências e a reflexão sobre as questões do cotidiano.
Promoção do debate e da troca de know-how contínua e permanenteentre os alunos do curso, o corpo docente e os professores e empresários convidados, desenvolvendo habilidades interpessoais em destaque a capacidade de trabalhar em grupo.
Facilitação da formação de rede privada de relacionamento – network – que incremente o capital social dos participantes e os auxilie a assumir maiores desafios, responsabilidades e alavancar suas carreiras.
Em todas as disciplinas do curso serão fornecidas apostilas eletrônicas contendo o conteúdo programático dos temas abordados.

08. Recursos Didático-Pedagógicos

Recursos Audiovisuais: sala equipada com computador, projetor multimídia e aparelho de som.

09. Critérios de Seleção

O processo seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu se dará por análise de currículo.
Os cursos são oferecidos a portadores de diplomas de curso superior reconhecido.

10. Sistemas de Avaliação

A avaliação dos alunos será feita por aferições específicas de cada disciplina, podendo ser práticas ou teóricas, à critério do professor e de acordo com o caráter da matéria.
Será aprovado o aluno que apresentar aproveitamento com nota mínima 7,0 (sete) em todas as disciplinas.
A avaliação do curso, direção, corpo docente, pessoal técnico, administrativo e das instalações físicas serão realizados pelos alunos, principalmente através de questionários constantes (pesquisa de satisfação) do Programa de Avaliação Institucional.

11. Controle de Frequência

A frequência mínima exigida é de 75%, registrada em sala de aula.

12. Trabalho de Conclusão

Será exigida apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de Projeto Específico - Plano de Negócios,ao final do curso, para a certificação do aluno.
Os trabalhos apresentados deverão obedecer às disposições das normas técnicas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme modelo e regulamento da Instituição de Ensino.
O TCC deve ser apresentado no máximo 120 (cento e vinte) dias após a conclusão das aulas.
O TCC deverá ser elaborado individualmente. A avaliação será feita por comissão examinadora, em conformidade com o regulamento vigente na Instituição.

13. Certificação

Os alunos que concluírem todas as disciplinas com nota mínima 7,0 (sete) e presença de no mínimo 75% das atividades acadêmicas de cada disciplina e obtiverem avaliação satisfatória no Trabalho de Conclusão de Curso, terão direito ao Certificado de Especialização.
O certificado será emitido e chancelado pela Instituição de Ensino e registrado no sistema de expedição de certificados da Instituição.
A emissão dos certificados observará as exigências previstas na Resolução CNE/CES nº. 1, de oito de junho de 2007.

14. Documentação

Cópia da certidão de nascimento ou de casamento; Cópia da carteira de identidade; Cópia do CPF; Uma foto 3x4 recente; e Cópia autenticada do diploma de graduação.
*Provisoriamente pode ser entregue uma declaração de conclusão, constando que a confecção do diploma está em andamento ou uma declaração de escolaridade com previsão de conclusão.

Observação
A entrega de qualquer das declarações citadas acima apenas permite a matrícula, não isentando o aluno da entrega da cópia autenticada do diploma.

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Período de Duração do Curso: 18 meses.



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